quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Faculdade no Brasil

     Olaaaaaaaa reader !!!
     Faz tempo que eu não posto nadinha aqui pra vocês por que estou me re-organizando, vida nova, novo emprego (que eu ainda estou procurando) e claro, inicio das aulas do ensino superior, vulgo FACULDADE!
     O problema galera é que fazer um curso superior nesse nosso querido país, é tão difícil quando encontrar  moedas na carteira no Roberto Justus (se é que ele usa carteira).
     No Brazolia você só tem duas opções para fazer facul e são elas:

1ª → Ser rico bancado pelos pais sem preocupação nenhum, a não ser as suas aulas.
2ª → Ser pobre, e camelar o dia todo em um emprego, para ganhar um salario (baixíssimo) e pagar com este salario toda a faculdade,com sacrifício!

     Fato é que, querido leitor, você deve estar pensando "Não tem dinheiro para pagar uma faculdade particular, faça faculdade publica!". Realmente é uma alternativa, porem, eu tenho um primo que esta cursando Direito na Usp, e adivinha como ele conseguiu passar na Usp ??? Ele estudou horrores, horas e horas, e fez 2 anos de cursinho! [Mah OOOeee!] Detalhe: ele é muito bem - financeiramente falando - então ele não trabalha, e não ajuda os pais em casa.
     Quando eu falo que nosso país é desestruturado em termos de ensino superior, eu digo isso baseado em uma teoria que eu demorei alguns minutos pensando e a mesma, segue abaixo:
Teoria 1 : ♫ Onde o rico cada fez fica mais rico ♫
     Vamos começar pensando que você seja rico (classe A, A+, A-, A/, A_ enfim) significa que, provavelmente, você estudou em escolas particulares nos ensinos fundamental e médio e que esta preparado para enfrentar horas de vestibular (como os da Unesp e Usp), você provavelmente ira passar e não terá gigantescos gastos com mensalidades! Sem pagar mensalidade, o dinheiro que você e sua família terão ainda continuará intacto e você poderá ter um enorme apoio financeiro 'pós-faculdade'.

Teoria 2: ♪ Onde o pobre cada vez fica mais poRbe ♪
     Agora, reader, vamos pensar que você é pobre (não paupérrimo, simplesmente ganha seu salario de R$622,00 mensais). Você provavelmente estou em escola publicas, onde o ensino é cada vez mais precário, onde alguns - bons e abençoados - professores ainda se preocupam com o aluno e com o aprendizado deste. Você provavelmente não terá conhecimento e preparação suficiente para encarar 3 ou 4 fases de vestibular publico (se não desistir nesta parte, você começará a se ferrar cada vez mais). Se quiser prestar vestibular, terá que ser os privados, e terá que sofrer com as mensalidades um tanto quanto 'salgadas', não terá como investir/guardar o dinheiro do seu salario, e começará sua carreira profissional beeeeeeem sem grana !
     Porem o nosso "País de todos" (esse era o slogan ate ontem) oferece diversos trambiques sistemas para integrar a população (também chamada de Povo) nas universidades particulares, como o Sisu, o ProUni, o Fies, entre outros (acho que mais nenhum).
     O problema amiguinhos, é que, para usufruir desses benefícios o governo só te da uma opção de classe social: O PAUPÉRRIMO. 
     Sim, tomo como exemplo eu, que tenho uma condição de vida um poco mais alta: tenho computador, carro, 2 televisões, internet Wi-Fi, TV a cabo, microondas, minha mãe trabalha, meu irmão tambem. Eu sou classificado nesses programas como RIQUÍSSIMO. Olhem como o governo classifica a condição social das pessoas:
◘ Tem carro, casa, telefone, televisão, internet e afins → Rico - Desclassificado
◘ Tem carro, casa alugada, televisão, internet e afins  → Rico - Desclassificado
◘ Não tem carro, casa alugada,televisão e afins         → Rico - Desclassificado
Mora em um barraco ou embaixo da ponte e só isso → Classificado

    Outra grande falta de sacanagem, é que o gov.br pede nos formulários  que você coloque a renda da família (salario do pai, da mãe, do irmão, da Luisa que esta no Canada, ate o do seu tio Bino que morreu, se bobiar). Perai produção... eu so tenho uma perguntinha, por que eles querem a renda da familia?
Por que?! Po-r qu-e?! P-o-r q-u-e?!
     Por acaso meus parentes vão fazer uma vaquinha, ou criar uma 'caixinha universitário , como aquelas de fim de ano, pra pagar a minha faculdade ????? ..... NAAAAO! Só eu e, exclusivamente eu, irei bancar a minha facul. Entoom .... Governo Brasileiro pare de meter os parentes no meio como se fosse o programa da Cristina Rocha!
     Porem, eu não sou hipócrita ao ponto de fazer aquelas comparações tal como: "Nos outros países não é assim e, coisa e tal". Nós vivemos no Brasil e essa é nossa realidade, temos que consentir com ela, ou lutar!
     Eu, por exemplo, tenho grande apoio da minha mamãe, mas mesmo assim, ainda é difícil conseguir ter vida social, ter dinheiro para sair , pagar faculdade e conseguir que no fim do mês sobre dinheiro para tomar, pelo menos, um Icegurt.
     Mas sempre dizem que nada é fácil, então temos que batalhar !
     Alias, como disse uma vez, uma ex-professora/super-amiga:
 "Para termos coisas de rico, precisamos trabalhar como pobre!"

..........

     Bom galera, é só isso por enquanto, eu queria dividir meu pensamento com vocês, se tu gostou ou discordou de algum ponto ou de tudo o que eu escrevi, por favor, comente maaasssssssssss seja inteligente ao ponto de não utilizar chingos e palavrões.
Me adiciona no Facebilk → Felipe Jolie
Me cega no Twitter → @felipejolie
E ouva minhas trilhas no Soundcloud → Haus Jolie 1 & Haus Jolie 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário